top of page
Rechercher

Fotografia / Pulo


Duas aventuras de Mr.X


1 - Fotografia

Esta é a aventura de um homem que, embora tenha sido amado, nunca viveu a paixão avassaladora de um primeiro olhar ou de um primeiro toque mais ou menos fortuito. Este homem refugiava-se no trabalho, era um notável profissional, admirado por todos. Mas, chegando a casa, só tinha por companhia o seu casal de gatos, que também pouco lhe ligavam.

Tinha amigos e amigas. Estas tentavam por tudo encontrar-lhe um par, oferecer-lhe a paixão, convidá-lo para a vida. Mas por medo de falhar ou com a certeza de ter medo e falhar, este homem encontrava sempre desculpas para evitar encontros pré-marcados. E assim ia sobrevivendo.

Foi num jantar oferecido por uma das suas amigas que reparou numa das muitas fotografias penduradas na sala. Observou muito tempo esta imagem, perguntou quem era a rapariga fotografada e soube que a amizade entre as duas vinha dos tempos do liceu. Encheu-se de coragem e pediu-lhe mais fotos em que a tal criatura estivesse presente. A amiga fez-lhe a vontade e mostrou-lhe uma dezena de fotografias. Observando-as uma a uma, o homem foi-se apaixonando por traços, olhos, elegância, sorriso, e adivinhava possíveis afectos, reforçados pela tez morena, pelo cabelo negro, pelos abraços com que rodeava quem estava também na foto. Como seria possível esta paixão? Como seria possível este encontro? O homem sorria. Sentia. E ansiava. Mas quanto mais se apercebia do seu estado, mais receios ia construindo, mais muralhas e fossos. Se calhar não estava preparado para viver uma paixão. Se calhar a sua vida teria de passar ao lado de uma fotografia.

Quando finalmente aconteceu o encontro, já ele tinha vestido uma armadura intransponível, ciente e certo de que essa era a sua melhor defesa para os seus próprios sentimentos não o ferirem.

Mas os milagres acontecem e a mulher da fotografia ficou curiosa, muito curiosa e trocaram contactos. O tempo ia passando, a armadura não desarmava. O homem começou a evitá-la, fugindo para os seus gatos e para o seu trabalho, que realizava até à exaustão.

Desapareceu de tudo e todos, inclusive da sua amiga.

Uns anos depois, por mero acaso, reencontrou a mulher já casada e com filhos. Olhou-o e disse-lhe que o tinha amado apaixonadamente. Mas que o mundo anda depressa. Demasiado. Pediu-lhe desculpa e seguiu o seu caminho.

A armadura do homem partiu-se em mil pedaços, cacos que permaneceram no chão enquanto a observou a afastar-se. Estava, finalmente, pronto para viver.

______________


Pulo

Este ano X vai concretizar um sonho de antigamente, uma passagem de ano digna de registo e memória, ao contrário de quase todas as outras.

Para isso convidou o X com 10 anos, o X com 20 e o X com 30.

Serão quatro à mesa, que convém requintada, farta e saborosa, muito tendo trabalhado para que tudo ficasse perfeito.

X10 trará as traquinices, as aventuras, a boa disposição e a gargalhada fácil. X20 trará os sonhos, os objectivos, os percursos, as pequenas conquistas e algumas derrotas. X30, mais cuidadoso, disse que trará uma surpresa, resumida, de muita coisa que aconteceu. X40 vai mesmo gostar de ter todos à sua volta e à sua mesa, embora não esconda o arrependimento por algumas opções tomadas e que vão ser relembradas.

Juntos traçarão o caminho daqui para a frente, em que algumas coisas têm necessariamente de mudar. Há que abrir as garrafas que foram oferecidas no Natal e consumi-las pela noite dentro, de uma forma regrada. Dormirão todos lá em casa, para não haver problemas com os excessos ao volante.

Amanhã, por esta hora, acordarão num só, com uma agenda cheia de coisas novas, de projectos para conquistar, de amantes para desejar e com tempo para existir.

______________

Texto: João Gata - www.facebook.com/JoaoGata


Ilustração: Andreas Stöcklein - www.facebook.com/andreas.stocklein


Extracto do livro:

“As Aventuras de Mr. X – A Trilogia”


Formato 148 x 230 mm - 268 páginas

www.facebook.com/asaventurasdemisterx


Uma edição:

MENTAL - www.mental.pt - www.facebook.com/mental.pt

Safe Space Portugal

DGS - www.dgs.pt


Disponível por encomendas: festival@mental.pt



77 vues1 commentaire

Posts récents

Voir tout
bottom of page